Pular para o conteúdo principal

De coração



Coração: órgão torácico, oco e muscular, que funciona como o motor central da circulação do sangue.

Coração: parte anterior do peito em que se sente as pulsações cardíacas.


Coração: conjunto das faculdades emocionais; sede da afetividade; caráter, índole: tem um bom coração.

Coração: o que se traz na memória: trago seu nome gravado em meu coração.

Coração: demonstração de afeição; amor: conquistaste meu coração.

Coração: parte central de alguma coisa; objeto situado no centro: sua casa fica no coração da cidade.


No dicionário, estas são algumas das definições de um dos órgãos mais importantes - ou talvez o mais importante - do nosso corpo. Isso sem falar das expressões: coração de ouro, coração partido, coração mole, coração nas mãos, abrir o coração, etc.

A galera da holística sempre deu muita atenção à esse órgão, casa do chakra cardíaco: Anahata. Um importante portal. Casa da cura, do amor incondicional.

A ciência moderna tem comprovado sua importância e personalidade: descobrimos que o coração da gente possui uma estrutura similar à do cérebro, com uma rede de neurônios, neurotransmissores, proteínas e células de suporte.

Segundo o Dr. Rollin McCraty do Instituto HeartMath “Há um cérebro no coração, metaforicamente falando.O coração contém neurônios e gânglios que têm a mesma função que as do cérebro, tais como a memória. É um fato anatômico”.

Além disso, se analisarmos nosso corpo como um todo, o coração é o centro emocional. para Dr. McCraty, nossos batimentos cardíacos funcionam como um código Morse que avisa ao cérebro qual o nosso estado de ânimo.

Guardamos memórias no coração, ele é o centro da nossa chamada sabedoria inata. É um órgão inteligente, poderoso.


Isso explica muita coisa, inclusive é a provável razão para nossos afetos e desafetos instantâneos. Para nossos arroubos emocionais. Memória cardíaca.

Conversando sobre este fato com um querido aluno-amigo, que do alto de seus conhecimentos de poeta, escritor, numerólogo, etc - sempre me surpreende com sua sabedoria; este me vem com a seguinte pérola:

- Posso eu, agora, te dar uma aula? Mas de português. É daí que vem o termo "de cor". "Sabemos de cor".

Massa! Fui eu lá no google de novo.

De cor: a expressão “saber de cor” vem do francês “savoir par coeur”, que significa ‘saber por intermédio do coração’ – antes da ciência descobrir a real função do órgão, o coração era tido como símbolo de inteligência e do pensamento.

Em inglês diz-se ‘by heart’, ou seja, ‘de coração’. Uma expressão usada para indicar sabedoria sobre certo assunto.

Saber prontamente, sem a precisão de consultas a qualquer tipo de documento é ‘saber de cor’, ‘aprender de cor’, ‘aprender de coração’.

Esta é uma sabedoria inata, cujos inúmeros símbolos sempre estiveram presentes em nossa vida, no inconsciente coletivo, desde a ancestralidade. E todos eles ligados ao amor. 

Mas disso você já sabia, não é mesmo?

Seguindo meu coração, concluo, então, que o amor é inteligente e te desejo, do fundo, sabedoria para seguir sua verdadeira voz. 

Livia Burity
27/12/2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Chama Trina

A Chama da Vida, também conhecida como A Chama da Liberdade, Tripartida, etc,  a Chama Trina é a chama Divina que reside em cada coração humano e está  ancorada em nosso corpo etérico e, apesar de não ser visível ao olho humano, ela pode ser sentida se você fechar os olhos e colocar sua atenção profundamente em seu coração. Um ponto de contato com a fonte. Possui os três aspectos da divindade e é composta por três energias com a sua frequência de cor correspondente:   os raios, ou plumas, azul, amarelo e rosa formando a tríplice Poder-Sabedoria-Amor. A pluma azul safira é a pluma do Poder Divino, Fé e Boa Vontade.  A vibração desta chama influencia nossa força e vitalidade física. A pluma amarelo ouro da Sabedoria Divina e Iluminação concentra as energias Crísticas.  A vibração desta chama influencia nossa capacidade mental. A pluma rosa suave do Amor Divino e Criatividade foca-se no Espírito Santo. A vibração desta chama influencia nosso bem estar emocional....

A MATEMÁTICA DO ABRAÇO

Complicamos nossas vidas criando falsas necessidades e dependências materiais e mentais, quando, no fundo, temos apenas uma única: o amor. E uma única doença: a falta deste amor, que causa o medo, a angústia, a mágoa, a solidão. Todo o resto vem daí. O amor é abundante. É fonte que não seca e não diminui. Laços de amor são fortes e curativos, especialmente quando expressos através de um abraço. Um abraço cura mais do que podemos imaginar. Um abraço sincero de amor é mágico: alimenta, tranquiliza, cura, muda as frequências, faz renascer. O abraço faz nossos chacras funcionarem muito melhor, com mais potência. Nossos chacras ficam unidos em energia, em troca. Transmutam toda a negatividade. Nossas chamas trinas se entrelaçam e potencializam, nos fazendo transcender de dimensão. O chacra cardíaco é o centro de tudo. Permita que seu chacra cardíaco faça a magia acontecer: quando se abraça alguém se troca energia, vibração. Acordamos quem vem dormente há tempos. Nos unimos em fluxo...

Livro: A Leitura dos Registros Akáshicos

           O espaço sagrado do Akasha é muitas vezes simbolizado por uma infinita biblioteca onde todos os registros das experiências terrenas ficam arquivados. Partindo do princípio de que Deus está dentro de nós, assim como o universo, com todas as suas dimensões, é dentro de nosso ser que encontramos as portas de entrada para este espaço dimensional. Se levarmos em  consideração a nossa experiência humana em um universo holográfico e multidimensional, o Akasha é este lugar onde estão arquivadas todas as experiências da humanidade no planeta Terra. Sua memória, em um computador universal onde todos os dados estão gravados.             Neste grande - ou mesmo infinito, já que não é mensurável - arquivo holográfico, é onde estão os registros de tudo o que aconteceu, está acontecendo e tem a possibilidade de acontecer, multidimensionalmente, no planeta, bem como todo o tipo de informação. Iss...